COM 86 INSCRITOS, COMEÇA O CURSO DA ESCOLA CATARINENSE QUE VAI FORMAR MAIS UMA GERAÇÃO DE ÁRBITROS D

Começou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, o curso de formação de árbitros de futebol, que pretende entregar este ano mais uma geração de profissionais do apito. Realizado pela Escola Catarinense de Arbitragem, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Sindicato dos Árbitros (SINAFESC), o curso conta com 86 alunos inscritos.

Em plena pandemia COVID 19, com as restrições para aulas presenciais, a Escola Catarinense de Arbitragem inovou, lançando em 2020 o primeiro curso de formação na modalidade à distância. A metodologia deu certo, sendo referência hoje no Brasil para cursos de árbitros. Outros estados adotaram a ideia. Evoluindo a cada ano, Santa Catarina realiza em 2023 a quinta edição do curso. Neste sistema, já são 300 alunos atendidos desde a mudança.

Este ano, o objetivo é formar novos árbitros de diversos estados. O curso será realizado de 27 de fevereiro a 15 de junho, com acesso à distância pelo Zoom e na plataforma FEPESE. As 17 regras serão explicadas e debatidas com experientes professores que já foram ou são árbitros profissionais. As aulas e encontros on-line tratarão dos pilares físico e mental, essenciais para o bom desempenho da atividade. Momento importante do curso serão os encontros presenciais, com ativação de dois polos, em datas nos meses de abril, maio e junho.

Santa Catarina é um estado referência para a arbitragem brasileira e centro formador de árbitros e assistentes. Pela escola catarinense de arbitragem já passaram árbitros de ponta do Brasil que hoje integram o quadro internacional ou que já tiveram o escudo FIFA. O diretor da escola, Marco Antônio Martins, foi presidente da Associação Nacional de Árbitros (ANAF) e hoje dirige o Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, comandada por Rubens Angelotti.