48349035637_e51bf0eede_o.jpg

A Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas (ECAGN) foi criada través de uma parceria da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (SINAFESC) com o objetivo de realizar cursos para a formação de árbitros de futebol para o quadro da Federação e Ligas filiadas.

 

Inicialmente, os cursos eram realizados presencialmente na sede da Federação em Balneário Camboriú e nos polos regionais. Em 2020 foi realizado o primeiro curso com 70% das aulas online, inaugurando um novo momento na formação dos árbitros brasileiros. Santa Catarina foi pioneiro no uso do ensino a distância (EaD), servindo de modelo para o país.

 

Com esta metodologia foram realizados os cursos de 2020 e 2021, formando quase 200 novos árbitros, procedentes de Santa Catarina e de outros estados da federação.

 

O curso de formação de arbitragem representa para o candidato que pretende se tornar um árbitro a habilitação para exercer a profissão. Requer empenho, estudo e dedicação para uma boa base de conhecimento das regras e suas aplicações, que aliadas à pratica e ao desempenho físico formarão novos árbitros capacitados.  

Marco Antônio Martins

DIRETOR

Palavra do Diretor

WhatsApp_Image_2020-05-29_at_15.27.10_-_